Comportamento coach comigo logo-01

Publicado em 21/05/2018 | por Vanessa Cosentino

0

Propósito em sua carreira

Um propósito nada mais é do que um objetivo, um intuito ou uma finalidade e, nesse sentido, podemos afirmar que todos nós temos um propósito com o nosso trabalho – mesmo que seja para ganhar dinheiro e gerar o sustento da família. A importância de um propósito bem definido é que ele é capaz de motivá-lo por grande parte da sua vida, além de estar conectado com as suas crenças e os seus valores. E portanto, aumentam as suas chances de você viver com mais qualidade de vida e de realização.

Essa é a diferença entre um propósito qualquer e um propósito que vem de dentro, o segundo é mais poderoso e pode durar para vida toda. O primeiro é mais urgente, resolve questões que estão na superfície. Porém, ainda restam alguns pontos que acredito que precisam ser esclarecidos.

O seu propósito pode mudar de acordo com a sua maturidade e experiência no trabalho. Juntar dinheiro, construir um patrimônio e ter uma reserva financeira para uma vida confortável é sim muito importante e esse pode ser o farol que guia boa parte das suas decisões profissionais. Também pode ser um propósito seguir a trilha profissional da família, prestando homenagem aos pais ou a outros parentes. Porém, se esse desejo não estiver conectado com suas habilidades, gostos e crenças, possivelmente em algum momento você irá se questionar: o que eu estou fazendo da minha vida?

E ai? Está tudo bem! Reveja sua trajetória profissional, conecte-se com seus valores, redescubra-se.  Sua carreira não foi em vão. Com certeza você terá acumulado muitos aprendizados que levará consigo. Vivemos uma sociedade de possibilidades, na qual um profissional pode planejar a sua migração de carreira ou empreender. A informação está disponível e os formatos de trabalho são mais flexíveis e portanto encontramos mais oportunidades para mudar do que nossos pais, por exemplo.

Portanto, ter um propósito é importante, porém não se desespere se você não encontrou o seu ou não está vivendo o seu. Continue procurando, ele está ai, talvez um pouco escondido, mas está. E isso eu posso te falar de coração, pois fui uma pessoa que procurou o seu propósito durante 18 anos até encontrá-lo. Eu paro para pensar e vejo que talvez eu não estivesse preparada para encarar o meu propósito e teria desistido dele. Foi melhor eu ter amadurecido para poder defini-lo.

E também não se desespere se você encontrou um propósito, porém não consegue exercê-lo em seu trabalho. Nesse sentido, um bom planejamento pode te ajudar. Não é necessário um corte seco e severo. Mas também é importante você ter em mente que mesmo com o propósito muito forte, haverão desafios, dias ruins no trabalho, fracassos e frustrações.

Viver cumprindo o seu propósito não é um conto de fadas. É ter certeza de que apesar de tudo, você pode olhar com sinceridade para aquilo que realizou e se orgulhar, sentindo-se pronto para um novo dia.

E para tanto, conecte-se com o que você gosta e não com o que você não gosta de fazer. Muitas pessoas decidem pela eliminação. Isso não vai te levar ao propósito, vai te levar ao caminho mais confortável e que nem sempre é o melhor. Pense no que você quer ter realizado ao fim da vida. Pelo que quer ser reconhecido, que habilidades possui que quando exercidas te deixam feliz? As pistas estão lá na sua infância. Oriente-se pelo coração e depois coloque os aspectos racionais.

Há ainda outro cenário. Talvez o seu verdadeiro propósito não possa ser remunerado, ou seja, não irá gerar recursos financeiros. E está tudo bem também. Mais importante do que ganhar dinheiro é cumprir o propósito e você então precisará pensar em uma estratégia para incluí-lo em sua vida e não abandoná-lo.

Você terá um trabalho e um propósito de vida diferente. Por exemplo, pode ser que você queira ajudar os animais mas não tenha perfil para ser veterinário e decida se voluntário em um abrigo de animais enquanto trabalha em outra profissão.

Um propósito abafado, escondido e encaixotado vira uma assombração, que fica de tempos em tempos voltando para te incomodar. Perceba que você está nesse planeta para fazer algo por você, pelas pessoas que estão próximas ou pela sociedade e entregue-se a essa missão.

Certo dia, ouvi de um profissional que ele continuaria fazendo o trabalho dele mesmo que não lhe rendesse um centavo. Essa é a fala de quem encontrou o seu verdadeiro propósito.

Abraços!

Se você gosta dos conteúdos que faço, conheça mais no meu site Eleven Coaching e nas minhas páginas de facebook e instagram

 

Tags: , , , , , , , ,


Sobre o autor

Coach de carreira. Formada e Certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, vem se dedicando a orientar profissionais a reencontrarem a paixão em sua carreira e conquistarem mais realização e qualidade de vida. Não vive sem cinema e música. E recarrega as baterias na prática de Yoga.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Topo ↑