Eventos IMG_3014

Publicado em 19/03/2018 | por Vanessa Ieno

0

TEDxCampinas

Desigualdade como um problema do indivíduo ou algo construído historicamente? Uma cidade para os automóveis ou para ser caminhável? Sabemos quem fez as nossas roupas e o quanto receberam por isso?

Questionamentos e reflexões para construir hoje o que será o amanhã. No dia 17 de Março ocorreu o primeiro TEDxCampinas no Teatro Castro Mendes. Mais de 700 participantes presentes, que esgotaram os ingressos em menos de 48 horas. Durante 1 dia inteiro, pessoas de diferentes formações e profissões puderam compartilhar ideias que estão mudando a sociedade, por meio do esporte, de coletivos e da ciência.

O tema central foi o presente do amanhã. Refletindo sobre o passado que usamos para aprender, o futuro para imaginar, restando-nos o presente para estarmos e criarmos o amanhã. O evento foi construído ao longo de 9 meses por uma equipe dedicada a deixar os mínimos detalhes funcionando no dia do evento. Além disso, diversos voluntários contribuíram para que tudo ocorresse como o planejado e permitiu que o mestre de cerimônia, Rodrigo Geribello, encerrasse o evento nos provocando a repensar e mudar nossas atitudes.

Por meio de um formulário online aberto ao público, foram recebidas mais de 400 sugestões de palestrantes. O processo de seleção durou cerca de três meses e foram priorizados especialistas em suas áreas de atuação que têm alguma conexão com Campinas; ou cujas pautas são consideradas relevantes para a cidade. “Foi um desafio, e também uma grande responsabilidade, selecionar apenas 12 nomes. A quantidade de sugestões recebidas reforça o fato de que há muita gente fazendo coisas interessantes em Campinas ou para Campinas”, comenta Mario Gioto, organizador do TEDxCampinas.

Essa será a primeira edição do TEDxCampinas – evento independente, sem fins lucrativos, que reúne pessoas para compartilhar experiências como as de uma conferência TED, seguindo os critérios e diretrizes globais.

Abaixo registros feitos pela equipe que representou a a3 e a programação completa do dia. Quem perdeu a oportunidade de conferir as palestras, pode assisti-las na página do TEDxCampinas, lá tem a transmissão ao vivo.

IMG_3084Rodrigo Mendes, do nosso parceiro Phomenta, e o nosso estagiário Giovanni Augusto 

IMG_3030

Luisa Puterman e Bruno Garibaldi – Música

Luisa Puterman é compositora, produtora musical e sound designer, especializada em Engenharia de Áudio no IAV (Instituto de Áudio e Vídeo). Bruno Garibaldi é artista multimídia e se especializou em fotografia de cinema pela AIC (Academia Internacional de Cinema). Ambos graduados em História da Arte pela PUC-SP, se uniram para criar o Projeto Sonora, que proporciona experiências de imersão a partir de sons, palavras e narrativas, nos mais diversos ambientes.

WhatsApp Image 2018-03-17 at 10.06.05

Maurício Bueno – Exponencialidade

Graduado em Comunicação Social pela ESAMC, Maurício Bueno estudou Gestão e Estratégia de Empresas na UNICAMP, Gestão e Inovação no mestrado da Fundação Dom Cabral, Design Thinking na Stanford University e Organizações Exponenciais na Singularity University. Como cofundador da weme – uma aceleradora do ecossistema de inovação e empreendedorismo -, se concentra hoje em empoderar, fomentar e conectar pessoas, organizações e ecossistemas capazes de transformar o mundo.

IMG_3071

Daniel Dias – Esporte

Nascido em Campinas com má formação congênita nos membros superiores e na perna direita, Daniel Dias é o atual recordista mundial em nove provas e o maior medalhista brasileiro de todos os tempos. São 24 medalhas paralímpicas, 36 medalhas em Campeonatos Mundiais de Natação e 3 prêmios Laureus World Sports Awards – o “Oscar do Esporte”.

IMG_3076

Os outros palestrantes foram:

Ana Carolina Zeri – Ciência

Ela fez graduação e Mestrado em Física pela USP São Carlos, depois passou quase uma década fazendo cursos de pós-graduação e pesquisa em Química e Bioquímica nos EUA.  Desde 2006, é pesquisadora no CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) e faz parte do grupo de cientistas que vêm trabalhando no projeto e na construção do Sirius – o novo acelerador de partículas brasileiro, localizado em Campinas.

Carolina Pinho – Inclusão

Mulher nordestina, negra, candomblecista, feminista e militante. Criou em 2011 a Central das Divas – um site para vender acessórios femininos que valorizam a cultura afro. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia, mestra e doutora em Educação pela UNICAMP, concluiu Doutorado Sanduíche na Universidade de Tecnologia de Braunschweig, Alemanha. Em 2015, esteve na lista das 25 mulheres negras mais influentes do Brasil.  

Claudio Pinheiro – Inteligência Artificial

Claudio busca formas de aplicar a ciência de dados no dia a dia das pessoas. É Cientista de Dados Sênior na IBM, professor de pós-graduação na área de Data Science e Inteligência Artificial. Membro do Technical Leadership Council, vencedor do prêmio ‘OutstandingTechnical Achivement Latin America’ e mentor de startups nas aceleradoras Aheadfarm e Wayra.

Eloisa Artuso e Fernanda Simon – Moda Sustentável

Mestra em Design Futures pela Goldsmiths University of London, coordenadora educacional do Fashion Revolution Brasil, cofundadora da UN Moda Sustentável e professora de Design Sustentável. Fernanda Simon é ativista, coordenadora nacional do Fashion Revolution Brasil, consultora da UN moda sustentável e co-idealizadora da Brasil Eco Fashion Week.

Fabio Chaves – Alimentação

Nascido em Vinhedo e morador de Campinas, Fabio é fundador e infoativista do Vista-se – maior portal vegano da América Latina – e autor do livro ‘Nenhum Animal Merece Ser Considerado Um Ingrediente’. Foi colunista do portal de notícias da Record TV, o R7. É consultor da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais (FPDDA) do Congresso Nacional.

Felipe Jannuzzi – Cultura

O campineiro é criador do Mapa da Cachaça – projeto premiado em 2014 pelo Ministério da Cultura como Melhor Projeto de Cultura Gastronômica do Brasil. Graduado em Imagem e Som pela UFSCar e pós-graduado em Comunicação Digital pela USP, desenvolve pesquisas sobre aromas e sabores capturados em bebidas artesanais destiladas.  Em 2016, lançou o Virga, primeiro gim artesanal brasileiro.

Gabriela Callejas – Mobilidade Urbana

Campineira, arquiteta urbanista pela USP, mestra em Desenho Urbano pela Columbia University e cofundadora da organização Cidade Ativa, que formula propostas inovadoras para transformar cidades. Atuou no Departamento de Planejamento da Prefeitura de Nova York e, no Brasil, trabalhou em projetos urbanos em cidades como São Paulo, Brasília e Recife.

Ignacio García – Netnografia

O argentino dedica-se há 15 anos a mapear redes humanas com o uso da ciência de redes. É antropólogo e cofundador da Tree Intelligence – empresa sediada em SP especializada em desvendar e desenvolver redes de influenciadores nos ambientes on e offline, vinculadas a temas como sustentabilidade, saúde, alimentação, gênero e consumo.

Itali Pedroni Collini – Igualdade de Gênero

Ele cursou o Ensino Médio no Cotuca (Colégio Técnico da UNICAMP) e formou-se em Economia pela USP. É Head de Investimento na W55 – aceleradora e investidora de negócios liderados por mulheres -, cofundadora do GENERA – Núcleo FEA USP de Pesquisa em Gênero e Raça -, e sócia da Incluser – startup que aborda diversidade no mercado de trabalho. Foi considerada uma das Mulheres Inspiradoras de 2014, pela ONG Think Olga, além de finalista do prêmio McKinsey Next Generation Women Leaders Award 2017.

Fotos: Rodrigo Mendes

Tags: , ,


Sobre o autor

Vanessa Ieno

Empresária, editora e psicóloga (tudo junto e misturado). Apaixonada por cachorros e bichos, crianças, livros, viagens, filmes, séries de TV, queijos, suco de uva, sorvete de jabuticaba e pelo maridão (tudo junto ao mesmo tempo agora). Pretende viver 120 anos para realizar cada item que consta em sua (imensa) wishlist.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Topo ↑