Turismo http://www.dreamstime.com/-image6736197

Publicado em 06/08/2015 | por Paula Rodrigues

0

Surpreendente El Calafate

Ninguém fica imune a um dos lugares mais lindos do Planeta Terra. Em El Calafate, do lado argentino da Patagônia, em um ambiente único e remoto, a natureza é o grande espetáculo. E que espetáculo!

A Patagônia pode ser dividida em duas áreas distintas: a Patagônia Atlântica e a Patagônia Andina. A primeira caracteriza-se por apresentar vegetação rasteira, desértica, e, ao mesmo tempo, bastante rica de fauna marinha. Povoada por pinguins, baleias, leões marinhos e lobos do mar, a região se tornou a maior concentração de animais marinhos do planeta. Já a Patagônia Andina, é dominada pela Cordilheiras dos Andes e apresenta cenários com montanhas de picos eternamente nevados, geleiras e lagos que lembram pinturas.

É nesse último cenário que está El Calafate. Uma aldeia patagônica localizada na província de Santa Cruz, Argentina, próxima a fronteira com o Chile. Às margens do impressionante Lago Argentino, El Calafate é considerada a capital nacional das geleiras, ou a mágica porta ao imponente mundo dos glaciais, por ser a cidade mais próxima do Parque Nacional Los Glaciares, a cerca de 80 quilômetros.

http://www.dreamstime.com/-image19204866

O parque, fundado em 1937 e declarado patrimônio da humanidade em 1981, apresenta a maior geleira em extensão horizontal do mundo: o Glaciar Perito Moreno! Trata-se, de fato, de uma atração surpreendente! Extraordinária! Observar todo aquele gelo, com mais diversos brilhos de azuis refletindo a luz do sol, com cores e texturas que inspiram os cortes mais interessantes, é marcante e ao mesmo exótico!

É possível admirar, sem piscar, essa bela e imponente manifestação da natureza, através das plataformas de observação, ou através de um passeio de barco que chega muito próximo ao Glaciar, ou literalmente pisar nas geleiras ao realizar trilhas. São duas opções de passeio: o Minitrekking, que inclui uma hora e meia de caminhada, e o Big Ice, que é um pouco mais puxado. Nas duas ocasiões é possível apreciar os canais verticais azulados que infiltram o Perito com água de degelo (sua profundidade assusta, mas a beleza impressiona), e também, ao final do passeio, ser coroado com dose de uísque – o gelo, é claro, só vir do Glaciar. Sensação única para quem busca dar outros sentidos as suas viagens.

http://www.dreamstime.com/-image6549040

Outro passeio interessante é o Museu do Gelo, inaugurado recentemente. Longe de ser enfadonho, possui uma dinâmica educativa e muito interativa. Impossível não se sensibilizar com as terríveis ações humanas contra a natureza, e com grande estrela do museu, claro, o tão visitado glacial.

DSC00431

Foto: Karoline Kiminami

El Calafate também é conhecido por ser um lugar em que se come muitíssimo bem. Devido ao frio, nada mais natural do que bater aquela fominha aguda depois de casa passeio. A rua principal da cidade, e que é a única que realmente interessa aos turistas, possui uma variedade de grandes restaurantes. São opções de comida para os mais diversos bolsos.

Dois lugares em especial tornam a parada obrigatória! A Chocolateria Ovejitas de La Patagônia é uma sorveteria agradável que, além da ótima qualidade de produtos artesanais, possui o sorvete feito de uma frutinha silvestre da região. Essa frutinha chama-se Calafete. Sim, o nome da cidade vem da fruta!

DSC00282

Agora, para uma comidinha quentinha, a dica vem de um morador local. Rick’s Asador- Parrilha é onde as família locais costumam ir e não os turistas. Sem dúvida um restaurante com espírito argentino presente. Apresenta menu amplo, mas, dentre as opções, a mais visada sem dúvida é a Parrilha, em que os garçons trazem diversas carnes a sua escolha, na quantidade que deseja, sendo a mais especial de todas o cordeiro. Além de toda essa fartura de carne, está incluso o buffet de saladas. Já os amantes de uma comida mais leve, podem apreciar no Rick’s ou em todos os outros restaurantes, a truta salmonada. Típico da cidade, esse peixe saboroso é preparado sempre da mesma maneira: grelhado com sal e servido com limão. Perfeito!

Para se hospedar, a opção é o ótimo hotel El Mirador del Lago, que, como o próprio nome entrega, a sua localização permite vistas incríveis do lago que cerca a cidade. Paisagens incríveis, em um hotel novo com serviço completo, boas instalações é ótimo restaurante.

El Calafate não decepciona! Possui excelente infra-estrutura turística, passeios e programas para os mais diferentes públicos, desde aventureiros e mochileiros até famílias e casais apaixonados. Uma cidade fascinante, misteriosa, apaixonante e ao mesmo tempo acolhedora que, com certeza, renderá excelentes lembranças, fotografias e uma nova sensação de descoberta da natureza.

http://www.dreamstime.com/-image21441446

Fascínio a todo instante: Rodeada por bosques, as geleiras do Perito Moreno criam um cenário incrível, imponente e misterioso. É uma das poucas geleiras estáveis do mundo. Desde 1914, tem o mesmo tamanho: 60 metros de altura e quase cinco quilômetros de paredão. Através dos mirantes do Parque Nacional Los Graciares é possível contemplar o espetáculo magnífico que o gigante branco com tons azulados proporciona. Passeios de barco permitem a aproximação dos turistas e aumentam ainda mais a sensação de que o lugar é realmente mágico.

http://www.dreamstime.com/-image14319826O mirante e o barco são as opções mais frequentes dos turistas para apreciarem Perito Moreno, mas quem tem condições de pagar, e coragem para enfrentar, opta pelas trilhas sobre o gelo. Experiência inusitada e memorável de um passeio num jardim de esculturas geladas.

Fotos por Karoline Kiminami e Dreamstime

Tags: , , , , , ,


Sobre o autor

Jornalista, fissurada por palavras. Vive distraída, acha a hora do almoço a melhor hora do dia. Adora filmes, é viciada (sem cura) em séries de TV, tem paixão por cachorros, bebês e cores.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Topo ↑