Beleza Portal_Soul

Publicado em 10/05/2019 | por Mary Hellen Jasso

0

Reaproveitamento de maquiagem

Oi de novo! Como vocês estão? espero que animadas, porque hoje é dia de dicas, bebê!

Na primeira quinzena do mês, um stories de uma maquiadora famosa viralizou, sendo reproduzido por milhares de seguidoras, o que tinha nele? Dica de reutilização de maquiagem, quem não ama reinventar alguma coisa que estava ali sem uso, economizando, produzindo menos lixo e usando esse novo “item” personalizado para ficar mais linda?

Esse reuso, nova forma de usar um produto, já é praxe para maquiadores profissionais. É muito comum, inclusive, nos backstages ver um pigmento (glitter fininho) virar um batom metalizado, por exemplo. No dia a dia de atendimentos também, pois como podem imaginar,  temos muitos produtos que amamos o desempenho e usamos o bichinho até raspar o último grãozinho da embalagem, mas muitas vezes com outros acontece de acabarmos encostando ou utilizando de outra forma.

Claro que temos produtos profissionais que nos ajudam, inclusive dando outra textura , muitas vezes, mas você também pode fazer isso e dar uma renovada aí no seu nécessaire , brincando de alquimista e botando pra jogo aquele produto que até então achava que tinha sido $ jogado fora!

Para ajudar nessa missão, vou dar algumas sugestões que sei que funcionam e dicas de produtos fáceis de encontrar e que valem a pena ter. A lista de produtos citados vai estar no final .

Produtos em pó – Tem alguma sombra que é dura, esfarela demais, não pigmenta quando passa, ou não gosta da cor?

Raspe a superfície, coloque em alguma tampinha, molhe o pincel para pegá-la e aplique, isso já melhora a questão do esfarelamento e pigmenta muito melhor, O problema é com a cor? Raspe e misture com outra, ou com pó ou com blush, vá brincando e descobrindo um mundo de possibilidades!  Vale colocar pigmento ou glitter também para dar aquele brilho. Caso chegue na cor ideal, siga a proporção da mistura e adicione algumas gotas de diluidor de maquiagem, (falarei dele melhor, dando inclusive opção de marcas na lista de produtos), ou fixadores de glitter em pasta/ cremosos para ter uma sombra em creme. Essa textura além de ficar super pigmentada, fácil de esfumar e fixar bem, ainda dá aquele efeito quase molhado que está super em alta!

Base – Quem nunca comprou uma base da cor, subtom ou acabamento errado que atire a primeira pedra! Esse é o – ou um dos – erro mais comum em maquiagem, Antes o único jeito de arrumar era comprar outra base para misturinha, isso ainda é uma opção, mas para quem não usa taaanto corre o risco das bases vencerem e não conseguir utilizar os dois frascos. Fora que muitas marcas são caras, então não seria a dica com melhor custo benefício, né?

Agora contamos com os CORRETORES DE TOM e SUBTOM de base. É isso aí, são produtos com pigmentos puros, que podem com algumas gotinhas escurecer, clarear, deixar o fundo da sua base mais amarelado ou neutro e até oliva!

subtom

Sei que o problema aí é que muitas não sabem qual seu subtom, só sabem que a base não fica na cor ideal, mas basicamente, a grosso modo, se você comprou uma base que fica acinzentada, ou rosada demais, tem que “esquentar”, com pigmento amarelo. Se ela estiver muito amarela ou alaranjada, é o contrário, precisa ser neutralizada com o rosa, e quem tem o subtom oliva com o verde, sim é o mais difícil de identificar, por isso vou deixar alguns links de explicação abaixo e aconselho quem quiser saber isso a fundo fazer uma consulta a um visagista para não ter mais erro!

Hoje já podemos inclusive transformar nosso protetor solar em base e vice-versa! Você pode simplesmente misturar o protetor e a base , se atentando ao acabamento que você quer X a textura que tem, não adianta querer uma base matte e adicionar um protetor oleoso, né? Mas também podemos usar um pigmento exclusivo que foi lançado para “tingir” o seu protetor, reduzindo os seus passos na rotina da manhã, utilizando o protetor para uniformizar também a cor da pele, substituindo a base. O produto é o Color dose da La Roche Posay, coloco na lista com mais detalhes.

Voltando as bases… também é possível mudar o acabamento, por exemplo, comprei uma base luminosa mas minha pele é oleosa, então misture um pouco de pó solto. Porém muito cuidado aí, pois vai engrossar e aumentar a pigmentação, vá fazendo sempre todos esses testes com pouquinho produto para chegar no ideal, e nesse caso tem que ser o pó da mesma cor, ou translúcido (não adiciona cor). O contrário também é possível, minha base é matte mas no inverno minha pele tende a ser mais seca, misture hidratante facial e/ou novamente o diluidor de maquiagem na hora de passar a base, pois isso “afina” a sua textura e dá mais luminosidade, fazendo com que marque menos e fique mais hidratante do que matte. Se quiser mais luminosidade, pode misturar ainda um pouco de iluminador líquido, fica um efeito lindo, mas indico mais para noite, e como já disse: vá testando, sempre com pouco produto!

Já vi “receitas” com amido de milho, glicerina, etc. Mas nunca misturo ou aconselho misturar produtos que não sejam maquiagem, pois não foram dermatologicamente testados, ok?!

Batom – Gente, usar batom como blush é um truque antigo que nossas mães e avós já faziam, né?! Ele ainda vale, eu adoro/uso em mim, mas o batom pode ser usado também como sombra, super fácil de esfumar, fica lindo! Só tome cuidado, caso ele seja muito cremoso, para não acumular nas linhas da pálpebra, pode usar ele bem esfumadinho ou selar com uma sombra em pó da mesma cor para que isso não aconteça, vai durar horrores e ficar suuuper pigmentado!

E para as mais ousadas, o batom líquido matte vira um ótimo delineador colorido! É só aplicar com pincel fininho, o resultado é incrível! Além do efeito glossy, que é o gloss na pálpebra para ficar com aquele aspecto molhadão, beeem moderno! Mas lembrando que esse acumula nas linhas, então, tem que ser pouco e para uma ocasião que não exija tanta durabilidade, blz?

Iluminador – Essa foi a dica da maquiadora que viralizou! Não é pra menos, esse produto que caiu nas graças do universo da maquiagem deixa a mulherada loucaaaa que acaba querendo sempre mais brilho! Com certeza, se você é dessas que ama, já deve ter tido algum que amou e quebrou ou algum que achou que seria o suprasumo da brilhosidade e quando testou: Fuén fuén fuéééénnn! Encostou o falso brilhoso lá e comprou outro, né? Pois, amore, agora você “cata” esse bonitinho, raspa ele todo, coloca em um potinho, compra um pigmento baratex, ou pega aquela sombra super cintilante e mistura tudo até ver que ficou do jeitinho que gosta, pode ser mais dourado, champanhe, rosa ou até aquele furta cor, meio holográfico que puxa para o reflexo roxo, fica a seu critério! Aí você vai misturar tudo isso e colocar diluidor (sim, ele de novo), faz uma massa homogênea e coloca de novo no potinho, compactando novamente e deixando secar por um ou dois dias, quando secar totalmente você vai ficar surpresa com o poder!

Também pode misturar só a quantidade que usará na hora da make, raspando de pouquinho e podendo fazer assim a cada dia uma mistura nova, com novo fundo e aplicá-lo na textura cremosa mesmo, nessa textura eu gosto de passar com dedo e batidinhas, tenho melhor controle, e sempre passo no C lateral do olho em direção a bochecha e testa (região do osso zigomático) mas você pode usar onde já está costumada, só cuidado com a testa, porque pode dar um efeito de pele oleosa.

Deixei aqui algumas novas maneiras de utilização de produtos que foram feitas para determinado fim, mas sendo produtos para pele do rosto, gente, se joga! Vale brincar e ir testando, dá pra usar sombra como batom mudando sua textura, misturar cor de lápis de olho ou boca, sombra cremosa em delineador etc. O que não dá é para ficar lá com aquele potinho ocupando espaço, sem uso, né?!

Segue aqui a lista de produtos que sugiro, tem para todos os bolsos, não testei todas as marcas, mas tem resenhas , batalhas e maiores informações em vídeos no Youtube , vou deixar um link em especial sobre tom e subtom, mas sobre outros produtos pega aquelas maquiadoras/blogueiras confiáveis, que não estejam fazendo jabá para marca específica, e escolha o que achar mais legal para você!

Diluidor – Esse produto já existe em fabricantes de maquiagem profissional como Kryolan e MAC há muito tempo, mas agora popularizou e podemos achar facilmente, ele serve para os usos que já mencionei, mas também podem recuperar produtos como mascara de cílios ressecada, batom matte, delineador em gel, além de dar maior resistência a sua maquiagem no geral, vou colocar aqui os que são mais fáceis de encontrar, por ordem de valor decrescente, e esse valor é uma média, com a quantidade de cada um:

Makiê – $79 30ml

Fand – média $50 com 30 ml

S.O.S Pausa para Feminices $30 10ml

Luisiance – $20 9ml

Miss Lary – $12 15ml

Os que utilizo são os da marca Inglot, o Duraline que custa em média $90 (pode ser encontrado em lojas que importam maquiagem) e o da Kryolan make-up Blend , média $200 , uso esses porque na época que comecei a maquiar não havia outras opções e por confiar no desempenho delas profissionalmente, continuei repondo, mas já testei o da Fand e é muito parecido com o da Kryolan.

Corretores de base:

Minha cor perfeita – Dalla make-up $ 30 – Vem uma caixinha com um corretor para clarear e outro para escurecer, com 20ml em cada frasco

Adapting Color – Face Beautiful $25 – Mesma quantidade e finalidade

Minha cor perfeita corretor de subtom – Dalla make-up $ 20 – Esse é o que disse que tem rosado, amarelo, e o oliva que vem com o nome neutro. É vendido separadamente,  com 20g no frasco

Anthelios Color Dose – La Roche posay $40 17ml – esse é o pigmento para misturar ao protetor solar, porém, como já disse, sendo feito para a pele do rosto, tudo vale! Já vi resenhas em que misturaram à base e deu super certo! Como ele tem 6 cores e é uma marca super confiável, acho uma boa opção também para isso.

Link de resenha + explicação sobre subtom aqui: Amanda Pastore. E aqui específico pele negra: Herdeira da Beleza (dica: amooo de paixão e confio na opinião do Tassio, do canal Herdeira da Beleza, que é esse segundo link, acho tudo que ele fala muito relevante, porém, sempre tem em seus vídeos o ativismo e militância referente a falta de opção para consumidores negros, se quiser passar direto para a resenha é a partir do 6° minuto, mas quando tiver um tempinho veja tudo, ele é demais e vale a pena!)

Fixadores de pigmentos/glitter em pastinha ou cremosos:

Catharine Hill – $19 (não tem info de quantidade)

Koloss – $15 (não tem info de quantidade)

Vult primer fix $15 8g

Nyx $60 (lojas de maquiagem importadas)

E aqui vai links de lojas super confiáveis que vendem produtos nacionais e importados, inclusive pigmentos brilhosos e baratinhos para te ajudar , caso na sua cidade não encontre algum desses produtos em lojas físicas:

Essa é a que mais compro, preço ótimo, rapidez e ótimo atendimento, além de uma marca própria de pigmentos, iluminadores e sombras líquidas com muito brilho a Glow me Up! para usar sozinhos ou turbinar as misturinhas: 

Tag Store 

Love Store

Mais Vaidosa

Florenza

E já sabem né, qualquer dúvida, sugestão, ou comentário podem deixar aqui e me sigam lá no insta para acompanhar um pouco mais do meu trabalho http://www.instagram.com/maryjmakeup

 

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o autor

Mary Hellen Jasso

Beauty artist formada pelo Liceu de maquiagem, Academia Internacional de Cinema e Instituto Krizek, acredito e sou interessada no conceito de beleza saudável - de dentro para fora - ligada nas tendências e apaixonada pelos filhos, arte e comida, entre outras (várias) coisas!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Topo ↑