Turismo revista a3 Assis italia

Publicado em 27/01/2014 | por Ana Lucia Montenegro

0

O tesouro de Assis

Um dos países mais visitados do mundo, referência por sua gastronomia, arte e história, tem em seu centro a região de Úmbria, conhecida por ser “o coração verde da Itália”, inconfundível em suas cores, em suas paisagens e em seus contornos.

E é no meio dessa exuberância que se encontra Assis. Uma cidade que guarda características de tempos medievais, como a sua encantadora arquitetura construída em pedras, as suas escadarias, arcos, muralhas, fontes, igrejas, e as sucessões de subidas e descidas, que fazem do local um convite irresistível à caminhada.

foto20

Além de ser o coração geográfico da região de Úmbria, Assis é também o seu coração espiritual. Foi nela que nasceu e viveu São Francisco de Assis que, devido a seu apreço à natureza, é mundialmente conhecido como o santo protetor dos animais e do meio ambiente.

A visita à Basilica di San Francesco é obrigatória. Considerada patrimônio mundial da Unesco, é um santuário de arte italiana pré-renascentista e possui um grande tesouro: duas igrejas sobrepostas, decoradas com afrescos de grandes pintores italianos, Giotto e Cimabue, entre outros, que contam a trajetória de São Francisco.

fotos

Foi propriamente da cidade de Assis que se irradiou a cultura artística da Itália e da Europa moderna. Faz parte do conjunto também a cripta que guarda os seus restos mortais, local simples que evoca a paz e convida a meditação. Na parte central da cidade fica a Piazza del Comune em que se situa o Tempio di Minerva, um templo pagão construído no século I antes de Cristo, e também as ruínas do anfiteatro da cidade.

Os amantes da boa gastronomia encontram na região um prato cheio, pois é considerada a terra de sabores verdadeiros, com cozinha de qualidade feita a partir dos produtos locais: trufas pretas e brancas, azeite extra virgem, lentilhas, batatas, cebolas roxas, figos mais saborosos do mundo, vinhos, pães feitos à moda italiana, queijos e salames artesanais. Se for inverno não deixe de tomar o chocolate quente juntamente com um doce folhado caseiro. Se for verão, o sorvete italiano é sempre uma ótima opção.

Assis-7B

Apesar da cidade ser pequena, existem muitas alternativas para se hospedar e para todos os bolsos. Em geral, os hotéis são bem charmosos e aconchegantes, e a impressão que se tem é a de passar de um mundo contemporâneo para um mundo medieval.

Assis-18b

Assis é um lugar de paz e de um turismo culto e refinado. É para o homem, para a sua alma e para a natureza. É religiosidade, arte e história. Tudo isso é o que torna a visita a esta pequena cidade medieval uma experiência única e inesquecível.

Programe a sua viagem acessando o site oficial da cidade e encontre todas as informações necessárias.

Fotos: Estúdio Unique

Tags: , , , , , , , , , ,


Sobre o autor

Engenheira de formação, fotógrafa por paixão e mochileira em todas as horas vagas e não vagas. Morou na Itália, na Rússia e na Inglaterra e conheceu vários lugares do mundo, de cartões-postais famosos a cantinhos pouco explorados.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Topo ↑