Beleza Portal_Soul

Publicado em 27/08/2018 | por Mary Hellen Jasso

4

Óleos essenciais e beleza

Olá, tudo bem com vocês? Já estava com saudades!

Seguindo a linha do último post, continuo falando sobre rituais de beleza caseiros e que incluam cada vez mais ingredientes naturais e benéficos para a nossa saúde e, consequentemente, beleza!

Como sempre, minha preocupação principal é trazer informações de fontes seguras e não replicar modismos que podem gerar qualquer tipo de efeito colateral, ou que não tenham ainda estudos suficientes para um uso seguro a médio e longo prazo.

Hoje em particular escolhi falar dos óleos, que são sem dúvida aliados importantíssimos, afinal, quem não quer uma versão acessível do famoso Fàrsali, febre nos vídeos de maquiagem das redes sociais, ou algum outro sérum e elixir a base deles? Porém temos que ter cautela! Seu uso virou moda e vejo amplamente “indicados” em receitas sem a orientação de um profissional que tenha conhecimento suficiente para ensinar a correta aplicação, quantidade, e para quais fins podemos utilizá-los.

Por isso, hoje conto com a consultoria de Mariela Bordignon Mei, que é naturopata, cosmetóloga, fitoterapeuta e aromaterapeuta clínica, com ênfase em psicoaromaterapia, saúde da mulher e aromaterapia aplicada ao tratamento da dor – e, portanto, com muita propriedade vai responder algumas perguntas e esclarecer dúvidas.

soulbonita

Qual a diferença entre óleo essencial, vegetal e mineral?

Os óleos vegetais e manteigas são produtos gordurosos extraídos de vegetais, normalmente das sementes por processos mecânicos (prensa) – mas também podem derivar da polpa e das cascas. Eles são ricos em ácidos graxos saturados e insaturados, vitaminas, minerais e outros nutrientes que conferirão a eles as propriedades que definirão as suas melhores aplicações culinárias ou cosméticas. Dependendo do óleo, são mais ou menos facilmente absorvidos pela pele, mas não entopem os poros e têm verdadeira ação hidratante e emoliente (amaciante).

Já os óleos minerais são provenientes do petróleo e não possuem propriedades realmente nutritivas para a pele. Quando utilizados em cosméticos, eles formam uma barreira que impede a evaporação da água e seu ressecamento, mas entope os poros, impede a respiração cutânea e a entrada de demais nutrientes. Sua extração tem alto custo ambiental por emissão de poluentes na atmosfera e seu caráter não-biodegradável.

Os óleos essenciais são substâncias produzidas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Eles são ricos terpenos, compostos químicos extremamente voláteis e aromáticos, e são fundamentais para que a planta realize seus processos vitais de sobrevivência e adaptação. Isso é que confere aos óleos essenciais as propriedades terapêuticas das quais nos beneficiamos na aromaterapia. São denominados “óleos” por serem insolúveis em água e solúveis em óleo e álcool, mas não apresentam em sua composição química a mesma quantidade de ácidos graxos dos óleos vegetais. Sua extração é realizada por destilação, pressão a frio ou solvente.

Qual é a melhor maneira, ou a maneira correta de utilizá-los dentro de uma rotina de beleza em casa?

A melhor maneira de utilização de qualquer substância é o conhecimento. Os óleos vegetais possuem muitos benefícios, como propriedades hidratantes e emolientes, calmantes, antioxidantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes. Podem agir como veículo carregador para a diluição de outras substâncias a serem absorvidas pela pele, como extratos e óleos essenciais. Pelo tipo de metabolização pela pele são extremamente seguros para serem utilizados na cosmética diária, desde que se saiba a procedência e forma de extração e conservação (preferir os prensados a frio que os refinados, e se possível derivados de plantio orgânico).

Os óleos essenciais, por sua química complexa e extremamente reagente com nosso organismo, necessitam de maiores cuidados na utilização a fim de que sejam evitadas reações desagradáveis como alergiasintoxicaçãointerações etc. Apesar de serem substâncias naturais, elas agem no nosso corpo como medicamentos, e devem ser tratadas como tal. Por esta razão, a melhor maneira de inserir os óleos essenciais na rotina diária é consultando um aromaterapeuta qualificado que determinará quais os melhores e mais indicados para cada pessoa, além da quantidade e forma de aplicação corretas.

Eu não indico a utilização dos óleos minerais por seu impacto ambiental e por não possuírem quaisquer valores nutritivos para o organismo.

Quais cuidados que devemos tomar?

Cuidado principal: não acreditar em tudo o que lê na internet, pois a maioria destas informações estão incompletas ou sem fundamento. A melhor forma de fugir disso é buscar fontes idôneas como pesquisas, estudos comparativos, cursos sérios e profissionais capacitados.

Então é isso, fica o alerta, óleos vegetais ok, essenciais, cautela, e minerais, não!

Sempre muito cuidado com receitas milagrosas, “adaptações” em fórmulas de cosméticos famosos, ou mesmo as aparentes inofensivas fórmulas manipuladas com ingredientes naturais.

Dúvidas, deixarei aqui o site e instagram da Mariela, e podem mandar seus comentários, é sempre um prazer respondê-los!

Bjs e até a próxima!

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o autor

Mary Hellen Jasso

Beauty artist formada pelo Liceu de maquiagem, Academia Internacional de Cinema e Instituto Krizek, acredito e sou interessada no conceito de beleza saudável - de dentro para fora - ligada nas tendências e apaixonada pelos filhos, arte e comida, entre outras (várias) coisas!


4 Responses to Óleos essenciais e beleza

  1. Viviane says:

    Qual melhor óleo pra grávida?

    • Mary Hellen Jasso Mary Hellen Jasso says:

      Oi Vivi, tudo bem?
      segundo a Mariela, o óleo de amêndoas com rosa mosqueta e pracaxi, na proporção de 2 para 1 e 1 são excelentes resultados ma prevenção de estrias e hidratação e elasticidade da pele do corpo no geral nesse período. Ela inclusive faz um trabalho lindo com gestante com uso de OEs para ansiedade, inchaço, dores nas pernas etc.
      Se quiser maiores informações, tem os links no texto ou o telefone dela : 19992961192
      Espero ter ajudado, um beijo!

  2. Indaiara says:

    Olá! Que bom saber que tem gente que se preocupa em passar conteúdo com responsabilidade! Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Topo ↑