Cultura Curta

Publicado em 03/08/2017 | por Krishna Shinno

0

O Reencontro

Queridos, mais um filme comovente que o Curta com Pipoca foi conferir. À convite da Mares Filmes, fomos conferir o talento excepcional da diva Catherine Deneuve no filme O Reencontro (La Sage Femme – A Parteira). Imagine se depois de muito tempo alguém tão importante que te abandonou reaparece e muda a sua vida de lugar. Quais seriam as suas primeiras palavras após todo esse tempo? As explicações e o motivo pela volta? Vamos  juntos para esse reencontro.

oreencontro-01Claire Breton (Catherine Frot) é uma parteira muito talentosa, com um jeito muito gentil e especial de trazer bebês para o mundo, mas com o avanço da medicina e tecnologia, os seus métodos, o seu senso de orgulho e responsabilidade entram em conflito com as técnicas modernas orientadas para a eficiência dos hospitais modernos. Mais próxima do fim de sua carreira, ela começa a questionar o seu lugar e suas habilidades, até que certo dia ela recebe um telefonema onde uma voz familiar do passado muda completamente o seu semblante. Béatrice Sobolevski (Catherine Deneuve),  a extravagante, vaidosa e frívola ex amante de seu falecido pai, tem uma notícia muito importante, urgente e  alega que gostaria de vê-la de novo. Foram trinta anos que Béatrice desapareceu sem deixar pistas e muito menos o motivo. Ambas são bem diferentes, mas uma ligação mantêm um elo entre as duas. Claire ainda mais inibida e sem entender o abandono de Béatrice, reage friamente, mas a insistência da figura que ressurgiu, aos poucos, vai revelando segredos e abrindo o coração de Claire. Béatrice, no entanto, é do mundo, mas procura fazer com que Claire entenda os seus motivos. Ao revelar que está com câncer no cérebro e sem ninguém na vida, a experiente mulher abre o coração e faz Claire mergulhar em si mesma. Quantas respostas serão necessárias para que ambas consigam chegar a um ponto em comum? Aos poucos Claire abre o seu mundo, a sua vida e Béatrice se sente abraçada. Sem contar que Paul  (Olivier Gourmet), o novo namorado, também faz de tudo para aquecer o coração de Claire. Quando as duas começam a criar novamente o vínculo deixado no passado, algo inesperado acontece e tudo que Claire deseja é o calor do abraço de mãe ou seja de Béatrice.

Direção de Martin Provost, diretor, roteirista, ator  e escritor francês, nascido em Brest, autor de Tortilla y Cinema, La Ventre de Juliette e Séraphine, Aonde Vai a Noite e Violette. Martin estreou mundialmente O Reencontro no Festival de Berlim. O filme também fez parte do Festival Varilux de Cinema Francês. Primeiro, eu sempre admirei Catherine Deneuve  e ela está maravilhosa aos 73 anos! Sem contar os inúmeros filmes em sua carreira extraordinária. A atuação de Catherine Frot também é essencial, mesmo na beleza simples perante a de Deneuve. A história é muito bonita, comovente e não somente pela ligação entre as duas personagens, mas todo o contexto de vida de cada uma. São completamente diferentes, a ligação materna é muito presente, mesmo porque a verdadeira mãe de Claire nunca se importou com ela, e talvez seja esse o ponto que Béatrice, mesmo ausente por trinta anos, consiga suprir em pouco tempo. Dá vontade de contar mais sobre o filme, mas prefiro que vocês assistam. O Reencontro valeu a pena.

Bom, amigos, não vou ser repetitiva, falando que os filmes franceses estão me conquistado! Ops, já estou sendo. De fato nos últimos lançamentos o Curta com Pipoca está tendo sorte em prestigiar filmes bons. Para que vocês entendam a sequência de nossos posts, normalmente é por estreia ou na ordem em que assistimos. Estou correndo para deixá-los bem atualizados com nossas dicas. Aproveitem, o filme ainda está cartaz! Uma ótima semana e fiquem em paz!   

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o autor

Aprecia tudo que esteja culturalmente agregado às emoções, e o cinema faz parte do universo encantador que a transporta para sonhos até transformá-los em história. Compartilha as suas experiências cinéfilas, acompanhada de uma boa dose de reflexão.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Topo ↑