Beleza Portal_Soul

Publicado em 29/10/2018 | por Mary Hellen Jasso

0

K-beauty – Cosméticos coreanos

Olá! Como estão?

Espero que bem, e espero que tenham gostado do último post, já que apresentei alguns lançamentos de produtos nacionais baseados em um conceito que explico hoje: K-beauty ou Korean beauty. Está por fora? Quer saber mais? Ama e usa? Vem comigo!

Já repararam como a pele das asiáticas no geral são impecáveis? Das coreanas, em especial, perceberam que elas não envelhecem, estão sempre parecendo bonequinhas? Se nunca havia percebido, vou deixar aqui algumas imagens que dizem tudo!

kbeauty Soulbonita        K-beauty A3

Mas do que se trata K-beauty afinal?

É o ritual das coreanas de cuidados com a pele. Daí o nome, abreviação de Korean beauty. Pasmem, enquanto nós, brasileiras, e acredito que a maioria das ocidentais, fazemos de dois a três passos diários de skincare, as coreanas fazem DEZ! É isso mesmo, dez, pelo menos, em alguns casos chegam a 14! Sem preguiça, esse passo a passo faz parte naturalmente do seu dia , como escovar os dentes, por exemplo. Esse cuidado todo é a busca pela korean glass skin – uma pele limpa, uniforme, sem poros dilatados, ou qualquer imperfeição, tão iluminada que chega a ser quase translúcida, daí o termo.

A procura pelos produtos coreanos não é fenômeno recente, aqui no Brasil já se fala desde meados de 2013, e veio aumentando até o boom no ano passado, e não só aqui, nos EUA cresceu 500% só em 2017! Essa explosão se deve também ao fenômeno das K- Pop, que são as boys e girls band sul coreanas, que começou no início dos anos 90, mas explodiu nessa década ocupando os primeiros lugares das paradas musicais e movimentando bilhões, e que em momentos de tensões geopolíticas intensas, assumiu um significado sociopolítico totalmente novo, já que a Coreia do Sul orgulhosamente exibe sua exportação cultural mais conhecida do mundo. Quem não lembra do pegajodo hit Gangnam Style, de PSY, que estourou em 2012?

Esse sucesso todo, principalmente entre os Millennials (a primeira e maior geração global graças a internet) chamou a atenção para essa estética e hoje existe o termo skintertainment que traduz exatamente tudo isso, a mistura de cuidado com a pele, com diversão e entretenimento. Esses dois segmentos são tão fundidos, que a boy band coreana mais famosa dos últimos tempos, a BTS (pergunte para qualquer pré-adolescente sobre e ele te responderá) lançou em parceria com a Medheal, uma das marcas mais famosas de Sheet Masks – produto icônico de k-beauty -, uma coleção com os rostos dos ídolos teens e cards nas embalagens.

Os produtos coreanos fazem sucesso pela pesquisa de ponta, que estão cerca de 15 anos à frente dos ocidentais, pelos ingredientes incomuns como veneno de abelha e muco de caracol, e pelas técnicas de aplicação inovadoras. Mas as embalagens divertidas e fofinhas têm um forte apelo, assim como o foco nas redes sociais como ferramenta de marketing.

Apresento, então, a tal rotina (versão básica) K-beauty 10- step:

  1. Limpeza com óleo de limpeza.
  2. Limpeza com sabonete
  3. Esfoliação – pelo menos 2 vezes na semana
  4. Tônico – seria o produto que balanceia o pH da pele para receber os próximos tratamentos
  5. Essência – um misto de tônico e serum que serve para hidratar e tratar a pele
  6. Tratamento – o produto que vai tratar sua principal preocupação com sua pele. (acne, mancha, rejuvenescimento, etc.)
  7. Máscara facial  ou Sheet masks – pelo menos 2 vezes na semana
  8. Creme para olhos
  9. Hidratante
  10. Protetor solar

E como essa comunicação e foco em redes sociais é tão forte, chamei para colaborar nesse post duas grandes referências no assunto que bombam com dicas e resenhas no Instagram :

Geórgia Couto – Diretora de conteúdo do Coreia Beauty, instablog/ instagram (conheça aqui) dedicado a cosméticos coreanos e apaixonada por Kbeauty.

Cindy Oh – Beauty artist , filha de coreanos, formada pelo Liceu de Maquiagem em 2014, onde hoje dá aulas no segmento de Noivas orientais, em 2016 esteve na Coréia do Sul em busca de especialização em uma escola de maquiagem oriental e através do seu conhecimento e experiência, trabalhou no programa Miss World Korea no mesmo ano. Hoje tem seu espaço de maquiagem no bairro do Bom Retiro em São Paulo e como já mencionado, é referência em Kbeauty e beleza oriental no Instagram (conheça aqui) 

Vamos às perguntas que fiz para elas:

1. Quando e como conheceu a rotina de beleza coreana?

G. C.: Eu conheci o universo de Kbeauty em 2014, quando fazia um curso nos Estados Unidos. Uma colega coreana tinha a pele impecável, fiquei curiosa sobre como ela tinha conseguido aquela pele (ela era mais velha, e parecia mais nova), e comecei a pesquisar por conta própria.

C. O.: Cresci na cultura coreana, sempre fui muito antenada no que acontece na Ásia, inclusive Kbeauty. Por conta da tendência, o foco maior em skincare é que acabou sendo mais recente.

2. Com quanto tempo após começar o uso dos cosméticos coreanos sentiu os resultados?

G. C.: Eu senti uma diferença bem significativa na textura nos primeiros 30 dias, e na aparência geral, após 3 meses.

C. O.: Demorei para começar a usar porque tive muito problema com acne na adolescência e tinha medo de que não desse certo para mim. Após tratamento e mudança na textura, comecei então há 3 /4 anos, com ótimos resultados. Já testei muitas marcas, continuo testando, mas gosto de usar uma marca só na rotina diária.

3. O que mais te encanta na rotina e filosofia ? Tem um produto ou passo preferido?

G. C.: Curto essa coisa de cuidar da própria pele, de tirar um tempo para si nessa rotina louca que temos, e simplesmente pausar. São minutos preciosos que minha mente tem um sossego da correria do dia a dia. Além disso, a lógica de manter a pele saudável prevenindo problemas, ao invés de tentar reverter problemas, faz muito sentido pra mim.

Quanto a produto favorito, é complicado… Podem ser vários… Eu amo muito a Beauty Water da Son & Park, por ser um produto bom com 5 funções (é tônico, demaquilante, mist, esfoliante e hidratante) e sheet mask a base de Tea tree (melaleuca), porque fecha os poros e ajuda a controlar a oleosidade

C. O.: Como disse a filosofia, o conceito todo sempre esteve comigo, já que cresci na cultura coreana também, quanto a rotina, sigo, só que nem sempre com todos os produtos, e o meu passo/produto preferido é o óleo de limpeza, o double cleanse (limpeza dupla). Gosto muito da marca Belif, coreana e cruelty free, mas uso outras também, mesmo porque, como disse, vivo testando coisas novas.

A última pergunta foi diferente para cada uma delas:

O que, na sua opinião, faz com que a indústria coreana esteja tão à frente do resto do mundo ?

Geórgia Couto: O incentivo à pesquisa, a facilidade burocrática para ter acesso a ingredientes e regulamentar produtos faz toda a diferença. O governo investe em inovação e desenvolvimento, e as empresas tem isso como prioridade. Além disso, um mercado competitivo com muitas marcas, e um consumidor exigente, que sabe o que quer também impactam no lançamento de muitos produtos antes de qualquer outro lugar.

Costuma usar algum cosmético coreano na preparação de pele das suas clientes?

Cindy oh: Sim, quando são noivas, como a pele tem que estar impecável durante um tempo longo, priorizo essa preparação mais detalhada com produtos coreanos.

Seguem aqui algumas lojas indicadas para compra dos queridinhos:

Nacionais:

http://sisicosmeticos.com.br/  – A partir de novembro com portfólio completo à venda

https://www.klasme.com/

https://www.lorettafarma.com.br/

http://kollab.blog.br/

Rua Prates no bairro Bom Retiro,  São paulo- várias lojinhas com produtos e cosméticos coreanos, máscaras à partir de R$ 8

Perfumaria Amore rua Correia de Melo, 23 – Bom retiro, São Paulo

K- mart na rua dos estudantes – Liberdade,  São Paulo

Lojas internacionais confiáveis:

http://jolse.com/

https://www.roseroseshop.com/

https://www.yesstyle.com/en/home.html

*fotos cedidas por Cindy Oh

Tenho que confessar que estou apaixonada, já venho fazendo uso de alguns passos da rotina, não só em mim, como nas minhas clientes, e gente, adapte aí a sua realidade, experimente produtos coreanos, pesquise se é o tipo correto para sua necessidade, porque olha, vale a pena! Eu estou amandooo!

Não deixem de acompanhar as meninas (Geórgia e Cindy) pelas redes, elas são super referência mesmo, além de queridas e abertas a esclarecer o que puderem!

E por aqui, eu também como sempre, à disposição! O que eu não souber, corro atrás das melhores e mais confiáveis fontes. Portanto, comente, mande dúvidas e vamos aprendendo juntas!

Um beijo e até a próxima!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o autor

Mary Hellen Jasso

Beauty artist formada pelo Liceu de maquiagem, Academia Internacional de Cinema e Instituto Krizek, acredito e sou interessada no conceito de beleza saudável - de dentro para fora - ligada nas tendências e apaixonada pelos filhos, arte e comida, entre outras (várias) coisas!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Topo ↑