Bem-estar Simplesmente

Publicado em 21/08/2017 | por Rafael Machado e Carol Minganti

0

Idade Cronológica x Idade Biológica

A idade cronológica de um humano é uma forma de contagem temporal, no qual cada ciclo medido em anos se baseia no tempo em que o planeta leva para completar uma volta ao redor do sol. Escrevemos isso, pois ouvimos diariamente justificativas cronológicas tais como: “estou assim pois já tenho 65 anos”, “é da idade, meu filho”, “quando você tiver a minha idade você vai ver como funciona”. Ousamos afirmar que para o corpo físico e mental, a idade cronológica tem pouca representatividade na saúde de um individuo.

Seguindo essa linha de pensamento, o indivíduo é a expressão atemporal dentro de um espaço tempo, pois interage com o meio onde a sua relação é baseada pelos fatores alimentares, climáticos e psicoemocionais que inferem na expressão gênica afim de adaptar-se em tempo real ao meio onde está inserido. É inegável que ao longo do tempo cronológico ocorram mudanças no metabolismo de um indivíduo, porém o que interfere na velocidade desta roda dinâmica é a relação com o meio. Ela tem seu tempo codificado em nosso DNA e a sua velocidade depende da relação de onde estamos inseridos. É o que realmente importa de fato. Não que a idade cronológica não tenha a sua importância, pois a usamos para medir, por exemplo, o desenvolvimento biológico fetal dentro da cronologia temporal em semanas. Porém, quando falamos de saúde, o processo biológico ganha destaque.

De forma igual, idade cronológica e idade biológica nunca param, porém para o tempo cronológico ela é a principio constante, mas para idade biológica a sua velocidade está diretamente influenciada pela livre escolha como causa e consequência.

Portanto, saúde é resultante da relação com o meio. Alimente-se bem, movimente-se adequadamente, pense e interaja de maneira saudável com pensamentos e atitudes positivas. Melhore a sua relação com a vida para que o meio devolva uma boa relação para com você. Você desfrutará de saúde plena! Acredite!

Tags: , , ,


Sobre o autor

Proprietários do Kaya Movimento Saúde! (em Paulínia) e fisioterapeutas, o casal tem ainda mais em comum: são apaixonados pelo movimento e pelas leis do Universo. Realizam com a mesma paixão todas as atividades de seu espaço, promovendo bem-estar em busca da integração entre corpo e mente.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Topo ↑