Beleza Portal_Soul

Publicado em 28/02/2018 | por Mary Hellen Jasso

5

Embelezamento do olhar

Olá! Quero começar agradecendo pelos comentários e acessos à coluna do mês passado (leia aqui). Adorei saber que vocês usaram as dicas ou se inspiraram com as ideias. No post deste mês falarei sobre o embelezamento do olhar: cílios e sobrancelhas!

Esse assunto está entre os mais buscados na categoria beleza na lista “Pinterest 100”, divulgada em dezembro de 2017. Esse é um relatório anual que cita as tendências do ano seguinte. O mapeamento feito por essa rede social – considerada o maior catálogo de ideias do mundo -, nos mostra as preferências dos usuários através do que é mais buscado, compartilhado e salvo. Em beleza, o aumento foi de 75% nas buscas, 48 milhões de pessoas a mais, sendo 155% dos assuntos relacionados à beleza do olhar.

Eu, como profissional da área, sinto já a algum tempo esse aumento na procura por procedimentos para harmonizar, realçar ou tornar mais marcante o olhar e a expressão facial. Vou falar um pouco desses procedimentos, uns já bem conhecidos e outros nem tanto, se quiserem mais detalhes é só comentar aqui que responderei com prazer!

Começando pela moldura, que são as nossas sobrancelhas.  As tendências apontam dois opostos: o estilo natural, farto e até selvagem como o da modelo bombadíssima Cara Delevigne, e do outro lado as com desenhos arqueados e bem definidos, que se vê como gosto mais popular ultimamente. Se você é do team naturais e possui fios suficientes, ótimo! É só procurar uma designer para limpar o mínimo e de maneira sadia para conseguir um desenho simétrico e não estragar essa bênção da natureza tirando sozinha mais do que deve (rs)! Maasss se sonha em tê-las mais cheias e não consegue, tenho algumas dicas. A primeira e principal: Paciência! Pode ser demorado o processo de ir acertando o desenho e estimulando o crescimento, então confie na profissional, faça o acompanhamento corretamente e o resultado virá!

6 - Cara Delavigne - make sobrancelhas

Design

Muitos já fazem, muitos sabem o que é, mas não acham tão importante. Outros ouvem falar, mas ainda não experimentaram. Basicamente a profissional  designer  de sobrancelha utiliza o visagismo, levando em consideração as medidas de simetria facial após analisar diversos aspectos do rosto, como linhas de expressão, quantidade, cor e tipo dos fios, e a identidade pessoal, a fim de corrigir assimetrias e desproporcionalidades e encontrar o desenho ideal, utilizando se necessário os procedimentos mais indicados.

O que fazer!

Penteie: você pode usar aquele pincel que é uma escovinha, próprio para sobrancelhas, ou até uma escova de dente, o importante é o estímulo e aumento da circulação local.

Esfolie – isso ajuda a retirar todas as impurezas que podem obstruir os poros e impedir a saída do pelo. O ideal é fazer uma vez por semana ou a cada 15 dias.

Evite!

Uso de lápis – os lápis de sobrancelha, por ser uma espécie de cera, acaba entupindo os poros, podendo atrapalhar o crescimento ou até causar queda.

Alguns produtos podem ser utilizados para agilizar esse processo de crescimento. Muito se fala nos óleos de rícino, coco e até de oliva, que fortalecem, hidratam e são de origem vegetal. Existe  ainda tratamento com séruns, géis e até medicamentos lançados para esse fim, mas o ideal é passar por uma avaliação médica antes, ok?

Outras técnicas

Enquanto elas não chegam ao formato sonhado naturalmente, ou se no seu caso já tentou de tudo e não há realmente crescimento, o negócio é escolher entre os procedimentos disponíveis:

Desondulação de sobrancelhas : É um alisamento feito com produtos específicos para a área, que doma os fios, indicados para os casos de pelos que nascem em sentidos contrários ao seu desenho natural; ou sobrancelhas que possuem fios mais longos , desalinhados e/ou tendem a encaracolar; e fios grossos e rebeldes.

Henna : Ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa técnica pode ficar bem natural, atendendo inclusive as loiras, podendo também ser mais marcada e escura. Ela pigmenta a pele e o pelo, a durabilidade vai depender do tipo de pele e dos cuidados, com uma duração média de 5 a 10 dias e chegando a permanecer até 15 dias se você for mais cuidadosa.

3 - Soul Bonita sobrancelha henna

Tintura : Com resultado mais duradouro que a henna, pode durar até 1 mês e meio, porém tinge apenas os pelos. Ela é indicada para quem tem pelos grisalhos, claros, ou escuros porém finos.

Micropigmentação

O procedimento desejo, que cresceu muito nos últimos 2 anos e continua sendo muito procurado, gera dúvidas. Vou passar um pouco do que existe no mercado, mas o correto é procurar indicações e ir a uma profissional para uma avaliação completa e orientação do que melhor se aplica no seu caso. São utilizados dermógrafo ou Tebori (conhecido como microblading), a diferença é que o primeiro tipo é um indutor de pigmento elétrico e o segundo manual. E existem diversas técnicas/desenhos, que explano a seguir.

Fio a fio: 3D, ombré, hiper-realista, ela consiste em desenhar o fio, podendo ou não utilizar tons e direções diferentes para dar um efeito mais natural, delicado ou volumoso.

Compacta : é uma técnica em que há uma saturação de pigmento na região para se obter uma sobrancelha bem marcada, semelhante às antigas definitivas.

Esfumada: técnica toda preenchida, porém com efeito de sombra, como as feitas com henna, e que pode também ser na versão shadow, com transparência geralmente no início, muito suave.

5 - Micropigmentacao

Cílios

Quem não quer ter cílios de boneca, não é mesmo? O famoso alongamento é outra febre nos salões, e muitas mulheres viraram tão fãs que não vivem mais sem, porém existem aquelas que não se adaptaram… A técnica consiste basicamente em aplicar fios sintéticos ou de seda colados aos naturais e podem durar  de 30 a 45 dias, sendo necessária uma manutenção de  15 em 15 , no máximo 20 dias, devido ao ciclo de crescimento dos nossos fios naturais, e podem ser colocados da seguinte forma:

Clássico fio a fio – É o mais demorado (em média 2:30hs para colocação) e de efeito mais natural, a aplicação é feita de fio em fio e não em tufo ou leques. Com tamanho, curvatura e espessura diferentes , de acordo com o gosto e formato de olhos da cliente.

Volume russo: aqui cada cílio ganha entre 2 a 6 novos fios de seda, que variam de tamanho, 8, 10, 12 ou 14 milímetros. Quanto mais fios são colocados, menor a sua espessura, pois é necessário respeitar o peso que o fio natural aguenta, para preservar a saúde deles.

1 - alongamento de cilios (1)

Novamente ressalto a importância de procurar um profissional em quem você confie, com indicações ou fotos dos trabalhos e que esclareça as suas dúvidas, pois se não for colocado da maneira correta, e seguida a rotina de cuidado pós procedimento, pode provocar a queda dos seus fios naturais ou comprometer o crescimento deles. Justamente por essa rotina de cuidados, que inclui não coçar, não tomar banhos muito quentes, não utilizar produtos a prova d’água , entre outros, esse procedimento não é indicado para alguns perfis de pessoas.

Se você se identifica com esse grupo das sem paciência para os cuidados e manutenção, ou tem muita sensibilidade, coceira nos olhos, calma, temos um outro procedimento que pode servir pro seu caso:

Lifting de cílios – Também conhecido como efeito curvex, Doll lashes ou simplesmente permanente + tintura de cílios. Com  resultado bem mais sutil se comparado ao alongamento, essa técnica não aumenta o volume ou quantidade de fios artificialmente, e sim modifica o formato e intensifica a cor dos seus próprios fios. Bem mais rápido na aplicação,  em média 40 minutos, com durabilidade maior – de 40 a 60 dias -, e sem necessidade de cuidados especiais ou manutenção, esse procedimento ganha o coração de quem abre mão do efeito PAH! do alongamento, por conta da praticidade e do efeito de uma camada de máscara curvadora, que pode ser aumentado passando máscara, inclusive à prova d’agua. Ele é indicado para cílios que tenham algumas dessas características: fios de médios a longos, retos e/ou claros.

2 - permanente e tintura de cilios

Ufaaa!!! Quanta informação, né?! Pois é, são tantas opções que nos deixam perdidas, por isso eu fiz esse resumão pra vocês. Espero que eu tenha ajudado quem estava na dúvida e aberto novas possibilidades pra quem não conhecia nenhuma técnica!

Comentem aqui o que acharam e fiquem de olho, março tem mais!

Bjssss!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o autor

Mary Hellen Jasso

Beauty artist formada pelo Liceu de maquiagem, Academia Internacional de Cinema e Instituto Krizek, acredito e sou interessada no conceito de beleza saudável - de dentro para fora - ligada nas tendências e apaixonada pelos filhos, arte e comida, entre outras (várias) coisas!


5 Responses to Embelezamento do olhar

  1. Angelica Machado says:

    Mary arrasou, muito bem explicado detalhado. Amei a materia.

  2. Alessandra Faccio says:

    Que tudo!!!!! Muito legal a matéria!!!

  3. felix says:

    Obrigado, Claudinei!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Topo ↑