Beleza Make

Publicado em 08/11/2016 | por Cintia Halfen

6

Corretivo: um aliado poderoso!

Olá, amores! Hoje nosso bate-papo é sobre corretivos, um super aliado da maquiagem, mas que se usado de forma incorreta acaba com tudo. Como prometido, mais um post com o meu amigo e convidado especial Welber Fernandes, que sabe tudo de camuflagem e inclusive foi palestrante na 9ª Expobeleza São José dos Campos com esse tema.

Como não queremos que nada de errado aconteça, vamos desmitificar tudo sobre esse produto maravilhoso, afinal buscamos uma Make Sem Segredos, e o corretivo pode deixar a nossa make perfeita! Os corretivos servem para camuflar aquelas imperfeições da pele que a base não conseguiu esconder. No entanto, existem no mercado os corretivos de tons da pele e os corretivos coloridos, que camuflam tipos específicos de imperfeições.

welber-tutorial-_mac4094 makesemsegredos

Corretivos tradicionais

welber-tutorial-_mac4018

welber-tutorial-_mac4031

Os corretivos cor de pele não alteram a cor da região em que são aplicados, por isso não resolvem problemas nas áreas em que há variação na cor da pele, mas são bons para uniformizá-la e corrigir diferenças de tom, textura e relevo. A cor ideal é a mais próxima do seu tom de pele. Existem corretivos líquidos e pastosos, o ideal é você utilizar o que mais se adapte a você.

Aplicação: Aplique uma pequena quantidade do corretivo no dorso da mão e com o dedo anelar, esponjinha ou pincel, espalhe nas imperfeições da pele, dando leves batidinhas até cobrir a imperfeição e não ficar marcado. A aplicação é realizada depois da aplicação da base, utilizada somente nos pontos em que esta não cobriu as imperfeições.

Corretivos coloridos

welber-tutorial-_mac4011

Sempre comento que corretivo colorido é uma coisa que você deve usar com muito cuidado! É que para a maioria das pessoas, um corretivo no tom da pele já basta para esconder as olheiras e marquinhas e deixar a pele perfeita. O corretivo colorido só entra em ação quando a pessoa tem casos sérios de diferença de tom na pele como, por exemplo, hematomas, rosáceas, marcas de acne, olheiras profundas (profundas, tá, gente!) e vitiligo.

Se você não tem nada parecido, não compre este tipo de corretivo. Não importa o que a moça da loja falou para você. Ele é só para casos bem especiais! Caso contrário, a maquiagem vai ficar pesada sem necessidade, você não vai usar o produto e ele vai acabar passando da validade na sua gaveta.

Cores

Hoje no mercado os corretivos coloridos são nas cores Amarela, Verde, Lilás e Coral (laranja/salmão). Cada cor de corretivo é indicada para cobrir um tipo de mancha (não saia comprando todas as cores).

Confira abaixo as cores indicadas para cada problema:

Espinhas – Por causa do aspecto avermelhado, a melhor opção é aplicar o corretivo verde sobre elas.

Manchas de sol e de gravidez – 
Quando têm cor alaranjada, são corrigidas com o azul. Se forem marrons, a melhor opção é o amarelo.

Cicatrizes – Se forem de espinha, que têm cor marrom, a opção é o corretivo amarelo. Se a cicatriz for branca deve-se passar corretivo na cor coral.

Vitiligo ou micose –
 O ideal é usar corretivos na cor coral para repor a pigmentação alaranjada da pele.

Olheiras: Com a maioria é azulada, deve-se usar a cor coral. Para olheiras de cor marrom ou lilás, o tom amarelo é mais adequado.

Dúvidas mais comuns:

Como saber qual a cor da minha olheira? Passe o corretivo amarelo em toda a região dos olhos. Se o tom resultante for cor de pele, a olheira é lilás ou marrom e o corretivo certo é o amarelo. Se ficar verde, a olheira é azulada e você deve usar o coral para corrigir.

Não faço ideia do que você está falando! Para mim, olheira é tudo igual. Olheiras podem ser azuladas, arroxeadas ou ainda cinza-arroxeadas. Há ainda alguns casos de olheiras em tons de marrom. Para usar o corretivo mais indicado, é necessário antes de tudo saber qual é o seu tipo de olheira. Se a sua olheira é “fria” (em tons esverdeados, azulados etc.), corretivos de fundo “quente” (amarelo, laranja etc.) podem ajudar. Se for o contrário, o pensamento é o mesmo, só que inverso.

Corretivo amarelo ou coral. Qual usar? Tenha em mente que o que funciona para algumas pessoas pode não funcionar para você. Duas pessoas com olheiras podem precisar de corretivos coloridos diferentes. Se sua amiga usa o amarelo e fica perfeito, o mesmo pode não ser ideal para você. Talvez no seu caso o mais indicado seja um coral… Por isso experimentar o corretivo antes de comprar é super importante. Pegue um corretivo amarelo e outro coral, aplique um em cada olho e observe. Aquele que neutralizar melhor o tom, sem deixar você pálida, será o melhor.

Aplicação

Corretivo colorido se passa primeiro na pele. Só depois vem a base e/ou o corretivo do mesmo tom da pele da pessoa. Isso é obrigatório! Os corretivos coloridos neutralizam os tons indesejados na pele. Mas, isso feito, é necessário neutralizar a cor do corretivo colorido para ficar no tom da pele da pessoa. Se isso não for feito, você vai sair por aí com o rosto todo colorido!

Aplique o corretivo colorido somente sobre as manchas com leves batidinhas, utilize os dedos, pincel (veja os ideais neste post aqui) ou esponja, depois aplique a base, sempre com batidinhas, se você arrastar vai remover o corretivo colorido do local e a lambança está feita.

welber-tutorial-_mac4115

É necessário complementar a maquiagem com corretivo natural? Se a cor do corretivo colorido ficar muito evidente, mesmo após a cobertura da base, passe uma leve camada do corretivo cor de pele. Não se esqueça, a intenção é parecer natural.

welber-tutorial-_mac4134

Verde, lilás, amarelo, laranja salmão, cada um serve para esconder um ponto negativo que não queremos que ninguém veja. Existem várias marcas no mercado e preços variados, aqui utilizamos Dailus e Elke, que são super acessíveis. Os produtos são muito legais e realmente funcionam, quando usados corretamente.

Ficou na dúvida? Uma boa dica é dar uma conferida no círculo cromático.

circulo-cromatico

Nele, a gente pode observar que as cores opostas se neutralizam ou seja: verde neutraliza vermelho; amarelo neutraliza tons arroxeados; laranja neutraliza tons azulados. Trazendo isso para o mundo dos corretivos coloridos:

– Corretivo Verde: Marcas de acne (pontos vermelhos), manchas avermelhadas e cicatrizes avermelhadas.

– Corretivo Amarelo: Olheiras arroxeadas e hematomas roxos

– Corretivo Lilás: Manchas amarronzadas e imperfeições amarelo-alaranjadas. Olheiras de tom marrom intenso, manchas de melasma (aquelas manchinhas que costumam aparecer durante e depois da gravidez).

– Corretivo Coral (salmão/laranja): Olheiras de fundo cinza-arroxeadas e vitiligo. O salmão em peles mais claras e laranja em peles mais morenas.

passo-a-passo

Gente, esse post ficou grandão,mas esse conteúdo é extenso mesmo! Esperamos ter sanado todas as dúvidas sobre corretivos! Qualquer pergunta que queira fazer, estamos à disposição… deixem comentários que queremos conhecer vocês e desvendar todas as dúvidas, afinal estamos aqui por uma Make Sem Segredos!

Créditos
Maquiador convidado: Welber Fernandes – @fernandes.welber / @wfhairandmakeup – Profissional da área da beleza há 12 anos, iniciou na profissão aos 12 anos de idade, na área de maquiagem está há 5 anos, é designer de sobrancelhas, cabeleireiro, maquiador, ministra cursos por toda São Paulo e região, palestras workshops. Apaixonado pelo que faz, hoje trabalha como maquiador na empresa DAILUS COLOR na sede em são Paulo. Foi um dos palestrantes no evento EMAKE na 9ª Expobeleza São José dos Campos, com tema MAKEUP COLORS – Colorimentria na Maquiagem.
Fotógrafo: Marcelo Catacci – @mcatacci
Modelo: Sabrina Forte – @sabrinacforte
Produtos: Dailus e Elke

Tags: , , , , , , , , , , , , ,


Sobre o autor

Cintia Halfen

Maquiadora apaixonada pela profissão, completamente rendida pelos pincéis e pela paletas de cores do universo make-up. Formada em Webdesign, mãe da Sofia - uma linda garotinha de olhos claros e cabelos cacheados-, e amante também da culinária, em que se realiza ao fazer bolos integrais.


6 Responses to Corretivo: um aliado poderoso!

  1. Dálete says:

    Parabéns pelo artigo maravilhoso, com linguagem fácil de entender e com conteúdo de alta qualidade. Parabéns ao maquiador e professor Welber, que está compartilhando sua rica experiência com todos. Beijos e espero por outros artigos.

    • Cintia Halfen Cintia Halfen says:

      Olá Dálete! Ficamos felizes em saber que você gostou! Fizemos com muito carinho esse post! Agradecemos o carinho! Beijoks!

  2. Daniela says:

    Amei essa matéria 😍😍

    • Cintia Halfen Cintia Halfen says:

      Olá Daniela! Também amamos trazer esse conteúdo e esclarecer tudo sobre corretivos! Obrigada pelo carinho e continue acompanhando a coluna Make Sem Segredos! Beijoks!

    • welber fernandes says:

      Olá Daniela, amamos também trazer conhecimento e técnicas Para as leitoras, com uma linguagem mais fácil e objetiva.
      Obrigado pelo carinho e continue acompanhado a coluna, terão lindos e ricos conteúdoconteúdos.
      beijão

  3. welber fernandes says:

    Muito obrigado Dalete, fico honrado com suas palavras, a revista a3 está sempre atendendo as dúvidas e sugestões de seus leitores. Terão muitos outros artigos.
    Fique ligada na revista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Topo ↑