Cultura Curta

Publicado em 22/04/2017 | por Krishna Shinno

2

Além da ilusão

Olá, queridos, o Curta com Pipoca foi convidado pela Mares Filmes para o lançamento do filme Além da Ilusão (Planetarium). O longa aborda a mediunidade que designa a comunicação entre humanos e espíritos, mas não se trata de terror e sim uma história bem  intensa  entre os seus personagens.  Apesar de difundido pela sociedade ao longo da história humana, foi a partir do século XIX que a mediunidade começou a ser objeto de intenso estudo e investigação científica. O flime estreia dia 27 de abril nos cinemas. Para aqueles que acreditam ou não muita concentração e abram bem os olhos para ver o que há além da ilusão. alemdailusao1-01

Paris, 1930, período pré-guerra! Para as irmãs Laura Barlow (Natalie Portman) e Kate Barlow (Lily-Rose Depp), mediunidade é levada a sério sem charlatanismo. Kate ainda muito jovem, possui um dom de se conectar com os espíritos e Laura é o canal para organizar as apresentações em um pequeno palco além das sessões particulares. Essas apresentações começam a ser observadas por André Korben (Emmanuel Salinger), um produtor de cinema, que fascinado após viver uma experiência particular com as meninas, resolve introduzi-las na indústria do entretenimento, mais especificamnte no cinema. A proposta inclui a irmãs morarem na casa de Korben, criando um vinculo mais próximo. A medida em que tudo acontece, Laura acaba se destacando por sua beleza e presença forte, tornando-se atriz. Mas a pressão cai sobre Korben, pois tanto o diretor e equipe querem algo mais do que sessões e até cogitam  efeitos especias, só que essa não é a proposta de Korben, que cada vez mais fica ligado a Kate o ponto de filmar suas sessões para captar algum fenômeno paranormal. Cismada, Laura descobre que a irmã anda fazendo sessões  para Korben sem a presença dela. A essa altura ele parece criar uma forte relação com o espirito que se apresenta através de Kate. Laura tenta digerir tudo isso e ao perceber um certo ciúmes resolve viajar. Longe de Kate e Korben, Laura reencontra os amigos de filmagens que contam boatos sobre  Korben. Sozinha, ela acaba se envolvendo com Louis (Damien Chapelle) que revela algo sobre o passado do produtor. Enfurecida, ela briga com Louis e liga para Kate, que logo vem ao seu encontro. De volta para a casa de Korben, as coisas mudam inesperadamente e Kate adoece sentindo que tudo isso está de acordo com seu dom. Korben já não tem mais apoio em seus projetos e acaba sendo demitido – além de ter a sua cidadania francesa retirada e ser considerado apenas polonês. Laura precisa ser forte diante das circunstâncias em torno de sua irmã e Korben. Há momentos em que ela deseja uma vida normal e que sua irmã volte a estudar como uma menina qualquer. Mas como tudo isso termina? Vocês vão precisar enxergar muito além!

alemdailusao-01Direção e roteiro de  Rebecca Zlotowski e também de  Robin Campillo. Rebecca  é uma jovem escritora cineasta conhecida pelos filmes Grand Central, de 2014, e Belle  Épine, de 201o. Este drama apresenta uma forma distinta sobre a relação mediúnica quando  se torna algo além dos limites permitidos. Em plena pré-guerra a história segue entre metáforas, seguida do olhar de Natalie Portman (que me lembrou muito o Cisne Negro), sem contar com a jovem atriz Lily-Rose Depp, filha de Jack Sparow, ops! Jonny Depp. Podemos conferir os seus trabalhos no drama biográfico em La Danseuse e o trilher comédia  Yoga Hosers (ambos de 2016). Natalie Portman já possui uma boa lista de filmes como O Profissional (1994),  A saga Star Wars: Episódio I, II, III (1999, 2002 e 2005),  Closer-Perto Demais ( 2004, Globo de ouro de melhor atriz coadjuvante), V de Vingança (2o06, Saturn Awards de melhor atriz coadjuvante), Cisne Negro (2010, Oscar de melhor atriz), Thor (2011), Thor O Mundo Sombrio (2013) e  Jackie (2016). É necessário que você tenha uma certa sensibilidade e atenção para entender o filme, pois a ligação entre Laura, Kate e Korben a princípio pode ser interpretada de outra forma.

Bom, amigos, mais uma dica com toque bem diferente. Aproveitem o fim de semana  e o que há de melhor, curtindo a família, amigos e quem você ama. Ah, para quem gosta do gênero, seguem alguns filmes para acrescentarem na listinha: Além da Eternidade (1989), Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990),  A Casa dos Espíritos (1993), Amor Além da Vida (1998), O Sexto Sentido (1999),  Minha Vida na Outra Vida (2000), Os Outros (2001), As Cinco Pessoas que Você Encontra no Ceú (2004), Passageiros (2009), Chico Xavier (2010), Nosso Lar (2010),  E a Vida Continua (2012). Não esqueçam da companheira inseparável, a pipoquinha! Fiquem em paz!

Tags: , , , , , , , , , , , ,


Sobre o autor

Decidida a mudar após anos na área financeira e administrativa. Adora viagens, missões humanitárias, gastronomia, arte, música, histórias que aquecem o coração, literatura, natureza, bichinhos, um bom papo, Calpis e dias perfeitos para assistir filmes ao lado do maridão. Sonha com um mundo totalmente orgânico e a paz mundial. Gratidão imensa por Deus.


2 Responses to Além da ilusão

  1. Conceição says:

    Parece uma história interessante….ouvi falar muito bem dele….!

    • Krishna Yaso Shinno says:

      Olá Conceição, sim é uma história bem interessante, vale a pena assistir!
      Beijos e um ótimo filme!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Topo ↑