Bem-estar Simplesmente

Publicado em 14/03/2017 | por Rafael Machado e Carol Minganti

0

Acolha o outono!

Estamos nos aproximando de uma data de grande importância para a Terra, o Equinócio de Outono. Dentre algumas datas muito especiais, existem quatro que a nossa querida mãe Terra nos convida para celebrar com ela: os solstícios e os equinócios.

O outono é uma estação de transição entre a expansividade do calor do verão e o recolhimento do frio do inverno. Gradativamente vamos nos aproximando de uma fase de colheita interna. Na natureza, a seiva das árvores começa a migrar para o interior, vai se aprofundando e se direcionando para as raízes. Note que há um resfriamento no ar e a luz vai se desvanecendo.

Devemos nos dedicar a eliminar aquilo que não é mais necessário, assim como as folhas velhas são libertadas para que a árvore possa poupar a sua essência. Definir o que é realmente importante, aquilo que é essencial levarmos conosco para a próxima estação – tanto a nível físico como emocional -, reciclar sentimentos e pensamentos antigos, apegos e excesso de emoções adquiridas durante o verão. Só passaremos de maneira equilibrada pelo inverno, se fizermos boas escolhas no outono!

É a estação do elemento metal, cuja energia se liga ao pulmão e ao intestino grosso, que assimilam o essencial e rejeitam o inútil, influenciam o sangue, rins e pele. Por isso é tão importante respirar ar puro para nutrir os pulmões; ingerir comida fresca em temperatura ambiente ou aquecidas –  escolha as de cor branca (nabo, alho-poró, cebola, gengibre) -; hidratar-se com água fresca e chás; mover-se moderadamente (sem excessos); e ao escolher a sua roupa no armário, use sempre aquele acessório chamado sorriso e cultive pensamentos positivos (pois algumas pessoas têm tendência à melancolia nesse período). Esteja sempre no aqui e agora, e seu outono será mágico!

Aproveite este período para iniciar um exercício de autoconhecimento, observe melhor o seu entorno, e aquilo que você julgar que merece ser mudado deixe ir, sempre com gratidão, mas deixe ir.  Abra espaço para o novo que será futuramente plantado vir, limpe os seus armários e papéis, desfaça-se de ressentimentos, culpas, mágoas, cansaço físico e mental. Imagine que o período do outono é uma viagem na qual devemos levar apenas o essencial, sinta-se leve, livre e autoconfiante, pois o destino final dessa viagem é o inverno, prepare-se para ele, explorando o que o Outono pode lhe ofertar de melhor!

Tags: , , , , ,


Sobre o autor

Proprietários do Kaya Movimento Saúde! (em Paulínia) e fisioterapeutas, o casal tem ainda mais em comum: são apaixonados pelo movimento e pelas leis do Universo. Realizam com a mesma paixão todas as atividades de seu espaço, promovendo bem-estar em busca da integração entre corpo e mente.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o Topo ↑